ES: Pensar e projetar a cidade para os próximos anos. Transformar Jaguaré em uma cidade com capacidade e qualidade para se tornar um polo de atração de investimentos por sua organização urbana. Esse é o objetivo da Gestão Municipal com a realização da 1ª Conferência Municipal das Cidades no município. A conferência foi realizada nesta quarta-feira, dia 18/06 no auditório do Centro de Referência de Assistência Social – Cras, de Boa Vista.
Eixos
Contando com boa presença de público, o evento reuniu cerca de 200 participantes. Transcorrendo sob o tema “A construção de cidades seguras, resilientes, inclusivas, prósperas e sustentáveis”, os participantes debateram soluções para as vulnerabilidades da cidade e as soluções para sanar esses problemas. Os debates giraram em torno dos eixos temáticos: Mobilidade Urbana; Habitação Urbana; Saneamento Básico e Sustentabilidade e Justiça Climática.
Construir soluções
O prefeito Marcos Guerra destacou a importância da conferência para o futuro do município. “Estamos, gradativamente, solucionando os problemas de Jaguaré. A Conferência das Cidades é um importante instrumento para construirmos soluções possíveis para os principais problemas urbanos que temos proporcionando ao poder público condições de, estrategicamente, atuar em busca dessas soluções”, afirmou Marcos Guerra.
Com a participação da sociedade e os debates desenvolvidos o evento se consolidou como espaço de diálogo democrático de construção coletiva de sugestões para ações de melhoria para o futuro de Jaguaré. A conferência foi enriquecida com a palestra do gerente de Inovação e Cidades Inteligentes da Prefeitura de Cariacica e especialista em Cidades Inteligentes e mestrando em Tecnologias Sustentáveis, Alexandre Alves Valente.
Propostas e delegados
Ao final, foram aprovadas quatro propostas prioritárias que serão encaminhadas para a etapa estadual da Conferência, além da eleição dos delegados que representarão o município na próxima fase do processo participativo. Os delegados eleitos são:
– Poder Público
Cristiano Francisco Aragão
Martina Maria Dellabianca Martins
– Entidades (Sindicado dos Servidores Municipais)
Elder Camilo Langa
– Etidades (Sindicado Rural Patronal)
Cassiana Fernandes
Propostas aprovadas:
Habitação Urbana
incentivo a empresas de construção civil ao desenvolvimento de complexos habitacionais para famílias com renda mensal de até 3 salários mínimos, que se enquadram no programa minha casa minha vida.
Saneamento Básico
Criação de aterro sanitário regional para atender aos municípios próximos ao local de implantação.
Mobilidade Urbana
Incentivo público para implantação de calçadas cidadãs para acessibilidade e para adequação das calçadas irregulares.
Sustentabilidade e Justiça Climática
Criar comitês de resiliências urbanas e rurais, com representação de comunidades vulneráveis, acadêmicas e os setores público e privado.