
JAGUARÉ-ES: Jaguaré se prepara para sediar, de 27 a 29 de novembro, a 1ª Feira Internacional do Café Conilon – FICC, evento que vai reunir cerca de 80 expositores no Parque de Exposições Alfeu Sossai. A FICC marca um novo capítulo para o município, reconhecido como um dos principais polos de produção do conilon no País.
Experiência
A programação inclui palestras, concursos de qualidade, painéis técnicos e atrações culturais, com expectativa de atrair entre 20 e 30 mil visitantes durante os três dias de feira. Durante o evento, os visitantes ainda poderão participar de uma imersão na Fazenda de Café Calvi do Brasil. A experiência é gratuita, mediante inscrição (no site da FICC: ficconilon.com.br), e vai oferecer ao público conhecimento das raízes, aromas e histórias sobre a produção de café.
O evento, que reforça o papel do Espírito Santo – responsável por 70% da produção nacional do grão, também consolida Jaguaré como a capital do café conilon. Além da relevância econômica e técnica, a feira também valoriza o turismo no município, que integra a região do Verde e das Águas.

Agroturismo em ascensão em Jaguaré
A FICC reforça também o Agroturismo em Jaguaré com o fortalecimento dos empreendimentos que estão sendo apoiados pela Prefeitura. A inciativa revela para o Brasil e o mundo, o diverso e enorme potencial do município, que está prestes a apresentar suas rotas turísticas, segundo a secretária municipal de Turismo, Vera Backer.
“A FICC foi escolhida como o cenário para o lançamento oficial da Rota do Café Conilon de Jaguaré, um projeto que ganha força com a recente Lei 1873/2025. Graças a uma colaboração frutífera entre a Prefeitura e o Sebrae, os primeiros roteiros temáticos estarão prontos para serem apresentados. O público terá acesso exclusivo a itinerários que destacam não apenas a importância agrícola do município, mas também suas riquezas naturais, culturais e o imenso potencial para o turismo de experiência”, destacou a secretária.
Programação
A programação da 1ª Feira Internacional do Café Conilon vai proporcionar ampla área de exposição de máquinas e equipamentos pesados, workshops e palestras, rodadas de negócio, visitas guiadas aos cafezais, degustação e exposição fotográfica. A feira também vai contar com o espaço “Espírito Santo para o Mundo”, estande do turismo, além da realização da premiação do 4º Concurso de Café Conilon de Jaguaré.
A feira é realizada pela Agência de Desenvolvimento Econômico, Social, Proteção Ambiental e Empreendedorismo Turístico da Região do Verde e das Águas – Adetur, em parceria com a Prefeitura de Jaguaré e patrocínio do Banestes. O evento ainda conta com apoio do Governo Estado, por meio da Aderes, Setur, Secti, Seag e apoio institucional do Senac/Fecomércio, FAES/Senar/Sindicatos, Sistema OCB, ABIC, ABICS, Conselho Nacional do Café (CNC), Centro do Comércio do Café de Vitória (CCCV), Cecafé, Sincafé, SindCafé, Somos Coop, Sistema OCB e SCCES.
Quinta-feira – 27 de novembro
– 8h30 às 11h – Visita Técnica a Lavoura de Café – Dia de Campo – Fazenda de Café – Calvi do Brasil
– 10h às 21h – Praça de alimentação em funcionamento
– 10h às 22h – Abertura da Exposição no Auditório Principal
– 10h às 15h – Cupping final – Seleção dos melhores cafés do 4 concurso de Qualidade do Café Conilon de Jaguaré
– 13h30 às 18h – Abertura oficial e Palestras
– 13h30 às 13h40 – Propósito da Ficc e o papel estratégico do Conilon no Mercado Global com Marcus Magalhaes
– 13h40 às 13h50 – Instancia e o Turismo de negócios com Cimá Guizani da ADETUR
– 13h50 às 14h20 – História do Café de Qualidade com Romário Gava Ferrão
– 14h25 às 14h45 – Boas-vindas institucionais e visão do impacto regional do evento com o Prefeito de Jaguaré, Marcos Antônio Guerra
– 14h50 às 15h05 – Panorama da cafeicultura capixaba e sua importância nacional, com Victor Coelho, secretário de Estado do Turismo
– 15h10 às 15h30 – Panorama da cafeicultura capixaba e sua importância nacional, com Enio Bergoli, secretário de Estado da Agricultura
– 15h35 às 15h50 – Autoridade Consular e/ou Embaixada
– 16h às 16h30 – Importância e protagonismo agroexportador, com o Governador do Estado, Renato Casagrande
– 16h35 às 17h30 – Paula Varejão
– 17h30 às 18h – Premiação 4 concurso de Qualidade do Café Conilon de Jaguaré
– 18h às 19h – Visita oficial a feira
– 18h às 22h – Atrações culturais e shows na Praça de Alimentação
Sexta-feira – 28 de novembro
– 10h às 22h – Exposição
– 10h às 21h – Praça de alimentação em funcionamento
– 09h às 17h – Palestras/Painéis no auditório
– 09h às 10h – Palestra: Agro e Mercado Financeiro com foco no Conilon com Juliana Quintela (B3)
– 10h às 11h – Painel: Papel da Cooperativas e Transformações do mercado global de Café Conilon com Vinicius Schiavo (OCB)
– 11h às 12h – Palestra: Agrometereologia: Desvendando os segredos do clima com Marco Antônio dos Santos (Rural Clima)
– 14h às 15h30 – Painéis:
Consumo interno do Brasil e para onde vamos com o Café Conilon? Com Celírio Inácio (ABIC)
Conilon e o arranjo produtivo do solúvel com Aguinaldo Silva (ABICS)
Trajetória do Café Venturim com Lucas Venturim (Café Venturim)
– 16h às 17h – Palestra: AgroBr, exportação ao seu alcance com Camila Corrêa Ozório
– 18h às 22h – Atrações culturais e shows na Praça de Alimentação
Sábado – 29 de novembro
– 10h às 22h – Exposição
– 10h às 21h – Praça de alimentação em funcionamento
– 10h às 17h – Palestras/Painéis no auditório
– 18h às 19h – Encerramento oficial na Praça de Alimentação
– 18h às 22h – Atrações culturais e shows na Praça de Alimentação
– 21h – Encerramento












































