ALES – VILA VALÉRIO: A hidroponia é uma técnica em que as plantas são cultivadas sem solo e suas raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais. Em Vila Valério, no noroeste do estado, esse estilo de plantio está ganhando força por causa do incentivo do projeto Arranjos Produtivos, da Assembleia Legislativa (Ales).
Em 2024 a iniciativa entregou para um grupo de agricultores familiares da região kits para a implantação do sistema. O material conta com tubos PVC, bomba centrífuga, caixas d’água, brita, telhas e estacas.
Cerca de um ano depois, o sistema já está consolidado para algumas famílias. Na propriedade do agricultor Nilson Pagung o cultivo de alface rende cerca de mil pés da hortaliça por semana.
“O sistema de hidroponia está dando muito certo. Nesse primeiro momento a nossa produção é destinada para o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), para famílias carentes. Aumentando a produção, vamos conseguir abastecer também o comércio da região”, revelou o produtor.
A técnica é bastante utilizada para a produção de hortaliças, frutas e verduras e pode ser realizada tanto em escala doméstica quanto comercial. Os agricultores atendidos pelo projeto também recebem orientação técnica gratuita diretamente nas propriedades.
“Hoje a gente está principalmente começando com alface, mas a gente tem tomate, tem pepino, tem agrião, então a gente tem uma grande diversidade de produção nos nossos sistemas. É uma satisfação enorme, a gente vê que está dando certo e que funciona”, explicou Gean Carlos Borchat, técnico responsável pelos atendimentos em Vila Valério.
O coordenador técnico do projeto, Wagner Canal, destacou a importância dos resultados alcançados. “O resultado desse trabalho serve para mostrar que a hidroponia dá certo e é uma ótima alternativa para os produtores. Nós estamos ouvindo o relato dos produtores, alguns achavam que seria um cultivo muito difícil e estão vendo que vale a pena”, avaliou Canal.