ES: O presidente da Assembleia Legislativa (Ales), deputado Marcelo Santos (União), e também um representante da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) participaram, nesta quarta-feira (13), do segundo dia do 7º Encontro de Formação dos Técnicos do projeto Arranjos Produtivos.
Conduzido pela Ales, o Arranjos conta com a parceria do governo do Estado e o apoio das prefeituras para fortalecer a agricultura familiar em 27 municípios capixabas. Durante essa edição do encontro de formação, os técnicos do projeto estão recebendo capacitação para atuar nas propriedades rurais.
“Queremos avançar cada vez mais, aprofundando conhecimentos e estendendo o projeto para todos os municípios capixabas, pois esse empreendimento se tornou referência no país, sendo premiado nacionalmente”, destacou o presidente Marcelo, que conversou com os participantes do projeto antes do início das palestras.
Robson Botelho, representante da Aderes, considerou um “privilégio” participar da iniciativa como parte do Executivo. “É um projeto que vem ganhando reconhecimento em todo o país, e da parte da Aderes posso garantir que continuaremos firmes para levar a iniciativa a todos os 78 municípios capixabas”, disse.
Programação
A programação desta quarta foi dedicada ao tema “Nutrição e Polinização na Agroecologia”, conduzido pelo especialista Douglas Hibner. Já nesta quinta-feira (14), Hibner retorna para ministrar o módulo sobre “Pragas e Doenças”, abordando técnicas e cuidados essenciais para a preservação e o manejo sustentável das lavouras.
Segundo o coordenador-geral do Arranjos Produtivos, Padre Honório, os temas apresentados para os técnicos são importantes para a melhoria da produção. “A polinização é fundamental para a produção de frutos e sementes, garantindo a reprodução e a diversidade das plantas, e também para a produção de alimentos”, explicou.
Honório destacou que 80 técnicos que atuam diretamente com as famílias atendidas pelo Arranjos estão participando do encontro com a missão de repassar os conhecimentos recebidos. “Temos também aqui (no evento) consultores que auxiliam na formalização das associações, regularização e formalização de agroindústrias e elaboração de projetos governamentais e não governamentais”, acrescentou.