ES: Um público estimado em 2,7 milhões de pessoas participou da 455ª edição da Festa da Penha, realizada de 20 de abril até esta segunda-feira (28). Nessa segunda-feira (28), dia da padroeira do Espírito Santo, a tradicional missa de encerramento reuniu 250 mil fiéis no Parque da Prainha, em Vila Velha, segundo os números divulgados pela organização do evento.
A missa foi celebrada pelo arcebispo metropolitano de Vitória, dom Ângelo Ademir Mezzari, nomeado em dezembro do ano passado para o cargo pelo papa Francisco, falecido no último dia 21 de abril. Portanto, foi a primeira vez que o arcebispo esteve à frente da Festa da Penha, que é a maior manifestação religiosa do Espírito Santo e uma das maiores do Brasil.
A imagem de Nossa Senhora da Penha foi escoltada e conduzida ao altar por um grupo de marinheiros.
Entre as autoridades presentes estavam o governador do estado, Renato Casagrande (PSB); o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB); os deputados estaduais Alexandre Xambinho (Podemos), Janete de Sá (PSB) e João Coser (PT); e os prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), e de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos).
Participação
Durante os nove dias de festa, 2,7 milhões de fiéis, vindos de todo o Estado do Espírito Santo e de outras partes do país, participaram do evento, que contou com 52 missas e 14 romarias, entre outras atividades.
A tradicional Romaria dos Homens, que atualmente reúne muitas famílias, com jovens, idosos e crianças, foi realizada no sábado (26) e contou com público de 1 milhão de pessoas, de acordo com os organizadores. O percurso, de 14 quilômetros, teve início na Catedral Metropolitana de Vitória e terminou no Parque da Prainha, em Vila Velha.
A missa de encerramento, realizada nesta segunda-feira, foi transmitida ao vivo pela TV Ales pela primeira vez.
Após a missa, aconteceu o show do padre Reginaldo Manzotti, muito conhecido pelos fiéis. O padre conta com milhões de seguidores em suas redes sociais. (ALES-ES)