ES: Nesta segunda-feira, 14/07, foi realizada no auditório da Prefeitura a primeira Audiência Pública sobre o Plano de Mobilidade Urbana no município. A audiência contou com a participação do prefeito Marcos Guerra, a secretária de Turismo Vera Backer, o presidente da Câmara de Vereadores, João Vanes e os vereadores Rangélica Rosato, Dunga e Krânio.
Também participaram o responsável pela fiscalização de Trânsito no município, Tenente Whender, além do Cabo Neto, ambos representando o major Fabrício, comandante da companhia. Nesse primeiro momento, foi apresentada a funcionalidade do Plano de Trabalho. A apresentação ficou por conta dos arquitetos Hansley Rampineli e Patrícia Madeira da empresa SQLink. O Plano de Mobilidade Urbana é um estudo que visa melhorar o deslocamento de pessoas e veículos em um município, para promover integração, acessibilidade e sustentabilidade.
Quanto a participação da população
Os debates em torno do Plano de Mobilidade Urbana vão ter prosseguimento com outros encontros, que serão realizados para discutir as diretrizes do projeto. A participação da população é crucial para o sucesso de projetos de mobilidade urbana, pois garante que as soluções propostas atendam às necessidades reais dos moradores e promovam a inclusão social. Ao envolver a comunidade no planejamento, é possível criar sistemas de transporte mais eficientes, seguros e acessíveis, além de aumentar a aceitação e o uso das novas infraestruturas.
Pesquisa
Os arquitetos disponibilizaram um QR Code (encontra-se abaixo, ou clique
) para que a população possa participar de uma pesquisa indicando, entre outras informações, local de moradia, motivo dos deslocamentos diários, meios de transporte utilizados, tempo de deslocamento entre a residência e o trabalho e o uso de bicicletas.