
JAGUARÉ: Observatório de Segurança Pública do Espírito Santo, publicado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, mostrou um comparativo dos principais indicadores criminais do município, referente aos anos de 2024 e 2025. O documento revela avanços significativos na área da segurança pública, especialmente no combate aos crimes contra o patrimônio. De acordo com os dados analisados, o município registrou em 2025 uma redução consistente na maior parte dessas ocorrências.
Os dados apontam uma queda significativa nos crimes de roubos a pessoas em via pública e nos roubos em residências, ambos com redução de 77% em relação ao ano anterior. Por outro lado, o relatório também aponta desafios que demandam atenção tanto do município quanto do Estado.
Crimes letais
Os crimes letais apresentaram comportamento distinto, com aumento de 50% nos homicídios dolosos no período analisado, além do registro de um caso de latrocínio em 2025, o que não ocorreu no ano anterior. Também foi identificado um leve aumento nos furtos em residência, com crescimento de 7%. O Subsecretário de Segurança Pública de Jaguaré Miller Kutz, destaca que os avanços registrados são importantes, mas ainda exigem atenção contínua.
“O cenário geral aponta resultados positivos no enfrentamento aos crimes contra o patrimônio, refletindo a eficácia das políticas públicas que vêm sendo implementadas. A administração municipal seguirá investindo em políticas integradas de segurança, em parceria com as forças policiais e demais instituições, com foco tanto na manutenção dos resultados alcançados quanto no enfrentamento dos desafios identificados pelo relatório”, afirmou.
GGIM
Em Jaguaré, o município conta com o Gabinete de Gestão Integrada Municipal – GGIM, que é um fórum deliberativo e executivo que reúne a Prefeitura, polícias (Civil e Militar), Ministério Público, Judiciário e sociedade civil para tratar de políticas de segurança. Essas parcerias demonstram a integração das ações de segurança e a eficácia das estratégias adotadas para ampliar a proteção da população e do patrimônio dos moradores.

















































