JAGUARÉ: A Campanha Maio Amarelo 2025, Desacelere seu bem maior é a vida, realiza neste sábado, 10.05, uma grande mobilização, no Centro de Jaguaré. As ações terão início a partir das 8h, em frente a Prefeitura Municipal, e contam com a participação do Detran-ES, Polícia Militar, Secretaria Municipal de Segurança Pública, e auto escolas. Este será o terceiro ano de mobilização pela conscientização e prevenção dos acidentes de trânsito.
Gleidson Valandro Lucas, diretor de centro de formação de condutores Estilo, especialista em trânsito e Representante oficial do maio amarelo 2025 pelo (ONSV) Observatório Nacional de Segurança Viária, explica que Movimento Maio Amarelo nasceu há 11 anos com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o Brasil e no mundo. Destaca também o tema “mobilidade humana” reportando a necessidade individual de cada ser humano em adotar comportamentos prudentes e seguros no trânsito.
“O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas”.
‘Maio Amarelo’: campanha do Detran-ES convida capixaba a desacelerar no trânsito
ES: “Desacelere. Seu bem maior é a vida”. Esse é o convite da nova campanha publicitária do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) que entra no ar nesta quinta-feira (1º) para envolver os capixabas no “Maio Amarelo” 2025. A campanha faz parte das ações programadas para o mês de atenção ao trânsito, que inclui a intensificação das ações educativas e de fiscalização, além da oferta de cursos voltados para a segurança no trânsito.
O filme da campanha começa em ritmo acelerado e desacelera fazendo um contraste do tempo contra a vida. A frase “No trânsito, um segundo a menos pode significar vítimas a mais” traz uma reflexão sobre as consequências de dirigir acima do limite de velocidade, que pode ser fator determinante para causar sinistros (acidentes) de trânsito, muitas vezes fatais. O público é convidado a desacelerar no trânsito com comportamentos responsáveis, em que a pressa dá lugar à paciência e à empatia.
Além do filme exibido nas emissoras de TV, a mesma temática estará na campanha que será veiculada nas rádios, em banners em sites de notícias e também nas redes sociais oficiais do Detran|ES.
Ações educativas e de fiscalização
A equipe de educação do Detran|ES percorrerá municípios de todo o Estado com atividades educativas nas ruas para sensibilizar pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores, e também levará o tema para estudantes em escolas e para funcionários de empresas.
Durante o mês, também será realizado o Pedalaço pela Paz, no dia 25 de maio (informações aqui), e os cursos pilotagem de motocicleta e de mecânica básica de carro e moto para condutores da Grande Vitória, com os objetivos de transmitir conhecimento sobre os veículos e proporcionar mais segurança no trânsito para os participantes. O período de inscrições dos cursos será divulgado em breve.
Confira aqui a programação de atividades.
A equipe de fiscalização de trânsito do órgão também atuará em ações de educação e em parceria com órgãos de segurança pública e viárias estaduais, federais e municipais, intensificando as operações de fiscalização em todo o Estado.
“Maio Amarelo”
O “Maio Amarelo” é um movimento internacional de conscientização, que tem os objetivos de reduzir sinistros de trânsito e promover a segurança viária. O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.
No Espírito Santo, todos os anos, o Detran|ES intensifica a atuação das áreas de educação e fiscalização, integrado com outros órgãos de trânsito, visando levar a conscientização para um trânsito mais seguro e humano para os capixabas e de preservar vidas no trânsito.