
ES – ALES: O concurso público da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) registrou a inscrição de 4.475 candidatos em cotas estabelecidas em lei. Esse total representa 31,87% do número de inscritos para o certame que será realizado neste mês, e que oferece 35 vagas distribuídas entre os cargos de Agente de Polícia Legislativa, Analista Legislativo e Consultor Legislativo.
Seguindo as legislações referentes às cotas em concursos públicos, foram disponibilizadas vagas destinadas a pessoas com deficiência (PcD), negros e indígenas. Dos 4.475 cotistas, 3.780 se inscreveram por cota racial; 672 como PcDs e 23 indígenas.
Esses candidatos participarão de todas as etapas do concurso em igualdade de condições com os demais. A diferença aparece no momento da classificação final, já que, além da lista geral, eles também integrarão uma lista específica de acordo com a modalidade de cota escolhida. Caso não haja aprovados suficientes em alguma dessas categorias, as vagas voltam para a ampla concorrência.
O edital do concurso organizado pelo Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP), também estabelece a ordem de convocação. Entre os candidatos negros, o primeiro aprovado ocupará a terceira vaga aberta, o segundo a oitava, o terceiro a 13ª, e assim por diante, em intervalos de cinco vagas. Para pessoas com deficiência, a primeira chamada acontece na quinta vaga e depois a cada dez. Já para os indígenas, a primeira convocação é feita na décima vaga e as seguintes em intervalos de 35.
O certame, organizado pelo Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP), oferece 35 vagas distribuídas entre os cargos de Agente de Polícia Legislativa, Analista Legislativo e Consultor Legislativo, contemplando diferentes áreas de formação. A previsão de reserva de vagas abrange todos os cargos.
De acordo com o edital para Agente de Polícia Legislativa, nove vagas são para ampla concorrência, duas serão reservadas a pessoas com deficiência, três a candidatos negros e uma a candidatos indígenas.
Os cargos de Analista Legislativo e Consultor Legislativo também trazem reserva de vagas, conforme estabelece a Lei estadual 12.010/2023, segundo a qual o mínimo de 20% do número total de vagas disponibilizadas no concurso público será reservado a candidatos negros e indígenas.
No caso do cargo de Analista Legislativo, para a área de Contabilidade/Financeiro/Folha de Pagamento, do total de quatro vagas, duas são de ampla concorrência, uma destinada a candidatos negros e outra a candidatos indígenas.
Já para o cargo de Consultor Legislativo, nas áreas em que há duas oportunidades – Controle Interno, Finanças Públicas e Processo Legislativo -, uma das vagas será para ampla concorrência e outra para candidatos negros.














































