JAGUARÉ: A Escola Unidocente Municipal – EUM Rio Preto, localizada na zona rural do município, deu um passo significativo para garantir o direito à educação de jovens, adultos e idosos, no dia 22 de julho. A escola iniciou as aulas na turma multisseriada da Educação de Jovens e Adultos – EJA. A iniciativa atende moradores da comunidade de São Geraldo que, por diversos motivos, não puderam concluir os estudos em tempo regular e agora retomam o caminho do aprendizado com apoio da Prefeitura de Jaguaré, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
Sonhos
A turma reúne estudantes de diferentes idades e níveis de escolaridade, refletindo o compromisso da escola com uma educação inclusiva e transformadora. “É uma alegria ver essa sala cheia de sonhos, de histórias e de vontade de aprender. A educação nunca tem hora para acontecer”, afirmou Irene Alice Lino de Jesus, professora da turma.
Para muitos, voltar à sala de aula na vida adulta representa um ato de coragem, superação e esperança. Mais do que aprender a ler e escrever, os estudantes buscam reconhecimento, autoestima e melhores condições de vida. A EJA oferece, assim, uma nova chance de realizar antigos sonhos e inspirar familiares e amigos.
Transformação individual
A secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Costalonga, destacou a relevância do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificaçãoda Educação de Jovens e Adultos – Pacto EJA. O pacto tem como objetivo ampliar o acesso à educação e elevar a escolaridade da população, especialmente entre aqueles que não tiveram oportunidade de estudar.
“O Pacto EJA busca superar o analfabetismo e ampliar a oferta de matrículas. O município de Jaguaré está comprometido em atender todas as demandas da nossa população. Não mediremos esforços para que essa política pública alcance o maior número possível de pessoas”, destacou. A iniciativa reforça o papel da educação como um direito fundamental e como ferramenta de transformação individual e coletiva, valorizando cada trajetória e reconhecendo que nunca é tarde para aprender.