ES: Vinte e cinco pesquisas apoiadas pelo Programa Pesquisa para o SUS – Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS) tiveram o andamento apresentado no Seminário Parcial de Acompanhamento e Avaliação. O evento foi realizado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), entre os dias 24 e 26 de setembro, e promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).
O auditório do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Análise de Petróleos (LabPetro) recebeu as apresentações dos projetos que foram selecionados no Edital 03/2018. Participaram do seminário consultores pesquisadores especialistas na área de Saúde que fizeram considerações sobre os rumos das pesquisas e sugeriram ajustes para que melhor atendam ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Na abertura do evento, realizada na terça-feira (24), a diretora técnico-científica da Fapes, Denise Rocco de Sena, parabenizou os pesquisadores pela realização dos projetos. “Este é um momento importante para os coordenadores conhecerem os trabalhos dos outros colegas, trocarem experiências e receberem um feedback dos pesquisadores especialistas do andamento de seus projetos”, considerou.
A chamada pública é fruto de uma parceria do Governo do Estado, por meio da Fapes e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), com o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (Decit/SCTIE/MS), e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). (Secom-ES)