ES: O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapes), divulgou, nesta segunda-feira (08), as 45 propostas de startups que foram selecionadas para a Etapa II do Pitch Gov.ES. A lista na íntegra pode ser conferida clicando aqui.
Todas as sugestões submetidas à chamada pública do programa passaram pela Análise de Mérito, que foi conduzida pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups) e validada por cada órgão público envolvido e pelo Núcleo Gestor do programa. Essa etapa consistiu na avaliação das soluções a partir de quatro critérios para a classificação: maturidade do estágio de desenvolvimento do interessado, modelo de negócio, equipe, compatibilidade e inovação e benefícios.
Na segunda etapa do programa, prevista para a segunda quinzena de março de 2021, as empresas escolhidas terão de apresentar um pitch (defesa oral de cinco minutos) sobre a solução, durante videoconferência, para uma banca examinadora formada por membros do órgão responsável pelo desafio, pela coordenação do Pitch Gov.ES, além de especialistas convidados pela Seger e Fapes.
As propostas aprovadas pela banca irão para a fase de testes, cuja duração é de seis meses, e receberão, juntas, investimentos de até R$ 500 mil, provenientes do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec). Caso as soluções testadas apresentem bons resultados, alcançando metas pré-estabelecidas, elas podem ser contratadas e implementadas pelos órgãos públicos.
“O objetivo do Pitch Gov.ES é conectar governo e startups para, juntos, buscarmos as melhores respostas para os desafios da gestão pública. O programa teve 445 propostas inscritas e, desse total, 45 seguem para a avaliação da banca examinadora. Em breve, saberemos quais delas receberão investimentos para a testagem da solução”, destacou a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro.
Segundo o diretor-presidente da Fapes, Denio Rebello Arantes, a iniciativa representa uma ação efetiva e que mostra o compromisso da atual Administração com a inovação. “Com o edital do PitchGov.ES, estamos incentivando a conexão do mundo do serviço público, considerado lento, duro e burocrático, com a realidade ágil, inovadora e cheia de alternativas das startups”, pontuou Arantes.
“O PitchGov deixará a marca cultural da inovação, na intenção de que se perpetue pelo serviço público, de forma a se construir uma cultura que não apenas identifique os problemas, mas que também busque as soluções”, enfatizou Arantes.
O Programa
O Pitch Gov.ES foi lançado em julho de 2020 e recebeu 445 inscrições de projetos elaborados por startups de todo o País, para solucionar desafios enfrentados em diversas áreas da gestão pública do Executivo Estadual, tais como Educação, Saúde, Segurança Pública, Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Econômico Sustentável, Gestão Pública, Impacto Social e Cultura, bem como desafios de outros Poderes.
Mais informações sobre o programa podem ser conferidas no site do Laboratório de Inovação na Gestão da Seger (LAB.ges): www.labges.es.gov.br.