ES: Mesmo em tempos de Pandemia e Isolamento Social a data 14.05 vem ser um marco na cafeicultura Capixaba. Há 13 anos, na propriedade do Sr. Wenceslau Altoé foi celebrado o I Dia de Colheita do Café Conilon. Mesmo simbólica, a data ganha novos significados, pois representa o momento em que o produtor fecha um ciclo produtivo e inicia outro. Também traz para a memória tempos em que Jaguaré era estampada nas capas de todos os jornais capixabas por sua produção e exímio trabalho de seus produtores.
Enaltecendo a data, o deputado Estadual, Evair de Nelo, publicou vídeo onde destacou a importância da cafeicultura para a história e economia do Espirito Santo. Também convocou os produtores a seguirem o protocolo de boas práticas de colheita e secagem do café. Evair, há treze anos atrás, era o presidente do Incaper, e foi grande defensor da instituição de um dia para marcar o início da colheita do café.
“Esta data é um marco e tem um simbolismo muito grande. São mais de 400 mil capixabas envolvidos com a cultura. Que este ano possamos redobrar nossa atenção com a saúde de todos os que estão envolvidos no processo. E vamos a cada dia trabalhando, com a certeza de garantir maiores rendimentos e renda para quem trabalha na área. Seja no Conilon, ou no Arábica. Parabéns a todos que produzem, especialmente aqueles envolvidos em produzir seu produto com qualidade”- enfatizou.
Há frente da Secretaria Municipal de Agricultura, na época, o Agrônomo, Luiz Carlos Brioschi, relembra a emoção que foi para Jaguaré ser pioneira na instituição da data no Estado. Conta que era visível no semblante dos produtores o orgulho de serem reconhecidos, na época, como maiores produtores de café Conilon do País. “Tínhamos uma produtividade que surpreendeu muita gente e estávamos direto dando entrevistas de como era produzir em Jaguaré. Isso tudo dava muito orgulho”- frisou.
Há um ano a data foi celebrada em Água Branca, com a presença do Governador do Estado, Renato Casagrande, e da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.
Em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura, sobre a data, não houve retorno às ligações. Mesmo o nome do secretário que consta no site da PMJ, consta sua exoneração em 12.05.2020.