
Jaguaré sediou reunião emergencial, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, para traçar estratégias de combate ao mosquito Aedes Aegypti. O controle do mosquito transmissor de dengue, zika e chikumgunya passa a ser alvo principal de um coletivo público que envolve secretarias municipais, Secretaria Estadual da Saúde – Sesa e Superintendência Regional de Saúde de São Mateus.
Participaram da reunião o vice-prefeito Elder Sossai, a secretária de Saúde, Itatiane Lana Carvalho, João Paulo Cola, do Núcleo Especial de Vigilância Epidemiológica, Dalza Forza e Leonardo Costa Barbosa, da Vigilância Epidemiológica da Superintendência de São Mateus, Aderlene Gonçalves Silva Canguçu, Além de Adilson Arimateia Rosa, Ailton César Mirândolo da Silva da Superintendência Central da Secretaria Estadual de Saúde, Délcio Alves, da Superintendência Regional de São Mateus.
Sala de Situação
Durante a reunião, que serviu para traçar estratégias de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, foi deliberada a criação de dois Grupos de Trabalho, que farão parte de uma Sala de Situação para troca de informações e definição de ações emergenciais para evitar o aumento de focos de mosquito no município. Além das ações especiais, mutirões, uso de carro fumacê e projeto de conscientização em meios de comunicação estão sendo elaborados.
Os grupos estão divididos em “Mobilização” e envolverá as secretarias de Saúde, Planejamento Urbano, Obras, Meio Ambiente, Saae, Educação, além do Departamento de Comunicação da Prefeitura e a Superintendência Regional. O outro Grupo é “Arbovirose”, e vai englobar a Secretaria de Saúde, Superintendência Regional e o Núcleo Especial de Vigilância Epidemiológica da Sesa.