JAGUARÉ: Na hora da construção ou da reforma sempre surge a dúvida de qual material usar. Muitas vezes, o belo não será pratico e pode se transformar em uma enorme dor de cabeça. A empresária Gilmara Chagas Tavares, da GT Granitos, dá algumas dicas que devem ser levados em consideração na hora de escolher o granito que usará na sua cozinha.
1- Pense no quesito limpeza: Alessandra e Philippe destacam que um dos poucos problemas patológicos, especialmente no caso dos granitos claros, é que em médio prazo eles tendem a ficar manchados e encardidos. “Na maioria dos casos é reversível a situação, pois se trata de um produto natural e uma manutenção de tempos em tempos assegura a questão estética do material (como polimento, aplicação de impermeabilizantes, massa acrílica para fechar trincas etc.). Para esses granitos, escolhemos geralmente ambientes como banheiros, lavabos, pois deixam o espaço mais leve e clean”, comentam.
2- Pense nas vantagens das cores escuras para sua cozinha: claro que seu gosto pessoal deve ser levado em conta. Se você está disposta a usar um granito claro na sua cozinha, apesar de saber que ele sujará com mais facilidade, tudo bem. Mas vale lembrar que os granitos de cores escuras não sofrem do mesmo problema, sendo ótimas opções.
“Além da cor escura ser um coringa na decoração combinando com qualquer tipo de ambiente, não aparenta manchas e desgaste mesmo em longo tempo”, comentam Alessandra e Philippe. “Por isso são os mais utilizados para cozinha e lugares que usamos materiais quentes, gordurosos, além de deixar o ambiente com aspecto mais moderno e prático”, acrescentam.
3- Não exagere: os arquitetos destacam que um cuidado importante é não abusar do granito, principalmente se ele for escuro. “Uma cozinha com granito preto na pia e no chão pode deixar pesado e trazer um cansaço ao longo do tempo”, explicam.
4- Pense na segurança: “cuidado também na escolha destas pedras para o piso de locais que podem ter água… Pois o risco de ser escorregadio é alto”, alertam Alessandra e Philippe.
5- Leve amostras para casa: na hora de escolher o granito, visite marmorarias e, se possível, peça amostras dos materiais que lhe interessam. Assim você pode levar para sua casa e comparar com os móveis e revestimentos já existentes, ou ainda, ir até uma loja de materiais de construção e comparar com os azulejos e faixas decorativas que você pretende utilizar. Afinal, observando lado a lado, fica mais fácil perceber a harmonia e a beleza da combinação.
Converse sempre com um arquiteto e exponha suas expectativas em relação à cozinha para que ele te ajude nas melhores escolhas. Se ficou interessado, ou ainda tiver dúvidas, basta procurar o escritório da GT Granitos para conversar. Fica na Av. 9 de Agosto, próximo ao trevo de Fátima.










































