JAGUARÉ: Visando fomentar a cultura de bandas musicais no Estado e se transformar em momento de troca de experiências entre os músicos, a Prefeitura de Jaguaré, por meio da Secretaria Municipal de Cultura realiza no próximo sábado, dia 26, o IX Festival de Bandas e Fanfarras do município. O evento será realizado na Praça Nicolau Falchetto, a partir das 17 horas. Para o festival são esperadas bandas de várias cidades do Estado. Em 2023, último ano em que foi realizado o festival, houve a participação de 11 bandas.
O festival vai contar com avaliadores que vão julgar as bandas quanto a alguns quesitos (veja abaixo). Todas as bandas e fanfarras vão receber troféus de participação e certificado. Ao final, as avaliações serão entregues para os maestros para que eles possam avaliar o desempenho de seu grupo e posterior ajuste. O festival vai contar com a participação de sete bandas incluindo a Banda Musical Municipal de Jaguaré – Bammuja.
Confraternização
“O encontro de Bandas e Fanfarras nesse festival é um momento de confraternização entre os músicos, troca de conhecimento musical sobre bandas e avaliações sobre instrumento de sopro, percussão e outros. Esse momento contribui para o aprendizado musical de cada um que está ali, porque quando o aluno observa o outro, ele aprende muito. E aí também faz com que os alunos se motivem para cada vez aprenderem mais”, ressaltou a coordenadora da Secretaria de Cultura, Geruza Luz, que convidou as famílias para prestigiarem esse momento musical na praça municipal.
Avaliações
Musical
– Conjunto: são avaliados repertório, harmonia, melodia, ritmo e interpretação durante o período de apresentação.
– Sopro: avalia-se afinação, dificuldade técnica, tempo/precisão rítmica, articulação e dinâmica.
– Percussão: são avaliadas afinação, dificuldade técnica, técnica instrumental, precisão rítmica.
Apresentação
– Uniformidade e instrumental: são avaliados a uniformidade propriamente dita e a conservação da indumentária do conjunto e nos detalhes, tais como: calças; túnicas; lamares; cintos; talabartes bem cuidados e ajustados; calçados; botas; polainas (quando houver); barretinas; bonés; quepes; boinas e chapéus.
– Marcha: são observados o rompimento da marcha, a movimentação de pernas e pés, com a devida anatomia, sincronismo e marcialidade.
– Cobertura: são observadas também a cobertura correta das colunas e a regularidade do intervalo entre elas.
– Alinhamento: observa-se o alinhamento correto das fileiras ou frações, bem como a regularidade da distância entre elas.
– Garbo e Elegância: Durante o deslocamento é avaliado o garbo que o conjunto ostenta, através da expressão facial dos componentes que traduz a atitude mental.