JAGUARÉ: Nesta quinta e sexta-feira, 21 e 22, a Prefeitura de Jaguaré, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, realizou momentos de interação e incentivo à tecnologia com a 9ª edição da Feira InovaES que, pela primeira vez, foi realizada no município. A feira é organizada pela Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional – Secti.
O segundo dia da feira também sediou a segunda edição do Festival de Jogos Matemáticos, organizados pela Secretaria Municipal de Educação, que reuniu a criatividade e talento dos estudantes de Jaguaré. Mais de mil pessoas passaram pelo Parque de Exposição nesses dois dias, entre estudantes e visitantes. Os eventos contaram com palestras e exposições de empreendedores e pesquisadores capixabas revelando inovação e tecnologia para o agronegócio e o empreeendedorismo.
Jaguaré conectada
O prefeito Marcos Guerra destacou a importância da feira para os negócios e para os jovens. “Esse evento mostra a integração de Jaguaré com o Governo Estado. Precisamos estar sempre conectados e acompanhar o desenvolvimento tecnológico e a feira é fundamental para isso. E temos também a segunda edição dos Jogos Matemáticos com 11 escolas. Essas e outras ações que despertam nos jovens a curiosidade pelo mundo da tecnologia são importantes, pois, a partir do interesse da juventude, essa tecnologia pode transformar a realidade da nossa sociedade”, ressaltou Marcos Guerra.
O secretário de Ciência e Tecnologia, Bruno Lamas afirmou que a tecnologia veio para mudar a vida das pessoas e que a missão do Governo do Estado e da Prefeitura de Jaguaré é oferecer a possibilidade de inovação para as pessoas. “O Governo está popularizando e interiorizando o acesso à tecnologia. A inovação não tem dono, não pode ser elitizada. Então, temos que fazer chegar nas pessoas. E aqui tivemos exemplos de startups, incubadora, oferta de plataformas para que as pessoas possam se matricular em algum curso. Enfim, estamos transformando vidas e unindo a educação com tecnologia”, afirmou.
Jogos Matemáticos
O Festival de Jogos Matemáticos reuniu centenas de estudantes visitantes de toda região norte capixaba. Onze escolas do município inscreveram jogadores: Ecorm Japira, Ecorm Giral, Escola Família Agrícola de Jaguaré – Mepes, Emef Benedita dos Santos Silva, as Emef’s Marciano Altoé, Santa Rita de Cássia, Patrimônio Nossa Senhora de Fátima, Orélio Caliman, Emeief Adriana de Souza Barcelos, EEEFM Irmã Tereza Altoé e EEEM Pedro Paulo Grobério.
RESULTADOS
Este ano foram apresentados 56 jogos com a participação de 224 estudantes de 11 escolas municipais e estaduais. As escolas que participaram foram: Ecorm Japira, Ecorm Giral, Escola Família Agrícola de Jaguaré – Efaj Mepes, as Emefs Benedita dos Santos Silva, Marciano Altoé, Santa Rita de Cássia, Nossa Senhora de Fátima, Orélio Caliman, Emeief Adriana de Souza Barcelos, EEEFM Irmã Tereza Altoé e EEEM Pedro Paulo Grobério.
Grupo 1
1º lugar – Batalha Geométrica (6º ano Emef Nossa Sra. Fátima)
2º lugar – Roleta da Matemática (6º ano Ecorm Giral)
3º lugar Código do Coliseu (8º ano Emef Benedita Santos Silva
Grupo 2
1º lugar – Equilíbrio (2º ano EEEM Pedro Paulo Grobério)
2º lugar – Desafio da Torre Matemática (9º ano Nossa Sra. Fátima)
3º Lugar – Fireball (1ª série EEEM Pedro Paulo Grobério)
Voto Popular
Catadinha da Ariometria (Irmã Tereza Altoé)
Parceiros
A feira contou com instituições parceiras da região, além da Prefeitura de Jaguaré. Entre elas: Escola Família Agrícola de Jaguaré – Efaj Mepes; Escola Porta do Sol de Jaguaré; Faculdade Multivix; Ufes São Mateus; Clube de Xadrez; Sest/Senat São Mateus; Ifes São Mateus e Nova Venécia; Sesi/Senai; Sebrae e Incubadora Insights.