ES-ALES: As Câmaras Municipais capixabas terão a oportunidade de capacitar servidores para atuarem na área de comunicação pública e institucional, aperfeiçoando as formas de divulgar as atividades dos vereadores e promovendo a interação com a sociedade.
Esse é o objetivo do Seminário Comunicação Pública e Institucional, promovido pela Assembleia Legislativa (Ales), por meio da Secretaria de Comunicação Social (SCS), a ser realizado no dia 28 de agosto, na sede do Parlamento estadual. A inscrição é gratuita pelo link para o formulário.
O seminário faz parte da Rede Capixaba de Fortalecimento do Legislativo – uma iniciativa que tem como finalidade aproximar a Ales das Câmaras Municipais por meio de várias ações, entre elas, as relacionadas à área da comunicação.
O presidente da Ales, deputado Marcelo Santos (União), reintera a cooperação e e importância do trabalho legislativo para os municípios. “Essa ação faz parte de um convênio de cooperação técnica com o único intuito de fortalecer o papel do legislativo, o papel do legislador. Quem ganha com isso é a população”, pondera.
Já o secretário de Comunicação da Ales, Leonardo Nunes, afirma que o suporte técnico na área de comunicação pública legislativa é um avanço histórico no Estado.
“As câmaras passarão a contar com visitas técnicas monitoradas, com foco na capacitação de equipes para atuação em transmissões por TV e internet, produção de conteúdo para redes sociais, estruturação de sites institucionais e criação de agências de notícias locais”, adiantou.
Seminário
O evento tem início às 9 horas, com término previsto para as 17 horas. O seminário será dividido em dois módulos: Comunicação Institucional e Integração e Comunicação Técnica e Aplicação Prática.
Entre os painéis e oficinas a serem abordados, constam comunicação pública no Legislativo, produção de conteúdo e linguagem cidadã, e redes sociais e imagem pública do parlamento. Os papeis de assessoria de imprensa e de agência de notícias no ambiente legislativo também serão tema de troca de experiências.
Conhecendo a redação
Durante o seminário os participantes terão a oportunidade de conhecer a redação integrada do setor de comunicação da Ales, no qual trabalham as equipes da TV e Web Ales e também os estúdios e toda a estrutura dos profissionais da área institucional do Parlamento.
Preparativos
A subsecretária de Rádio e TV da Casa, Gabriela Mignoni, afirmou que o clima na Assembleia é de “muita animação” com os preparativos para receber os participantes do seminário voltado para os legislativos municipais.
“Tudo está sendo cuidadosamente preparado para receber servidores de todo o Estado. Até o momento, já são mais de 50 inscritos. A ideia é capacitar as Câmaras Municipais do Espírito Santo para que possam construir um diálogo mais eficiente e transparente com o cidadão, porque sabemos que elas constituem a ponte mais importante com a sociedade”, observou.
Ela acrescentou que, no seminário, serão apresentadas ferramentas práticas, ensinando desde o uso estratégico das redes sociais até a produção de conteúdo legislativo de qualidade.
“Nosso objetivo principal é fortalecer a democracia e a comunicação pública, garantindo que a informação chegue de forma clara a todos os capixabas. É um investimento na confiança das pessoas no Poder Legislativo”, finalizou.