ES-ALES: Na tarde desta sexta-feira (15), o projeto Arranjos Produtivos, conduzido pela Secretaria da Casa dos Municípios da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), realizou mais uma importante ação em prol da agricultura familiar. Ao todo, 85 agricultores familiares de Guaçuí cadastrados na iniciativa receberam 25 mil mudas de café arábica para o cultivo.
A cerimônia contou com a presença do presidente da Ales, deputado Marcelo Santos (União), da secretária da Casa dos Municípios, Joelma Costalonga, e do prefeito de Guaçuí, Vagner Rodrigues (PP).
“A segunda etapa do nosso projeto no município já está a todo vapor. Entregamos, com o apoio do prefeito Vagner Rodrigues, uma nova remessa de mudas, chegando a quase 80 mil distribuídas no total. O trabalho vai além do café, diversificando também as culturas da região, garantindo mais renda e qualidade de vida para homens e mulhreres que vivem da terra”, disse o presidente Marcelo Santos.
Localizado na região Sul do Estado, Guaçuí integra o Arranjos Produtivos com foco em quatro culturas principais: café, maracujá, mandioca e banana. A definição dessas variedades foi baseada em análises técnicas que consideraram fatores como clima e características do solo, garantindo maior produtividade e sustentabilidade para os agricultores locais.
Criado em 2023 e coordenado pela Casa dos Municípios, o projeto Arranjos Produtivos tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar capixaba. A iniciativa oferece consultoria técnica gratuita para agricultores de 27 municípios, além de fornecer insumos e equipamentos que contribuem para diversificar e ampliar a produção.
Entre as variedades de mudas distribuídas pelo projeto estão café, cacau, acerola, maracujá, uva, goiaba, pimenta, banana e citrus. Também são entregues equipamentos e kits para cultivo, como materiais para apicultura, hidroponia e estufas para a produção de morangos, ampliando as oportunidades de renda no campo.