
JAGUARE: A força do café conilon em Jaguaré impulsiona um outro forte setor econômico. O agroturismo encontrou no setor cafeeiro um fator relevante para o desenvolvimento dos empreendimentos turísticos. A vasta produção de conilon – e cada vez mais qualificada, está proporcionando possibilidades para uma nova e promissora frente econômica: o turismo rural que está sendo estruturado em torno das propriedades produtoras de café.
Incentivo da Prefeitura
Até pouco tempo, os agricultores de Jaguaré limitavam sua atuação ao cultivo do grão quando, incentivados por ações da Gestão Municipal, passaram a investir em iniciativas turísticas. Focando em novidades para visitantes, alguns empreendimentos já apostam em degustações guiadas, experiências sensoriais, práticas de colheita e museu que conta a história da cafeicultura no município.
Em parceria com os produtores, recentemente, a Prefeitura de Jaguaré testou 4 roteiros turísticos componentes da Rota do Conilon, além de outras oportunidades envolvendo a Barragem do Jundiá, Rancho Santa Rita e experiências práticas em empreendimentos rurais já cadastrados. Os visitantes da Feira Internacional do Café Conilon terão a oportunidade de experimentar esses quatro roteiros neste sábado e domingo.
“Os roteiros serão oferecidos no sábado e no domingo e podem ser comercializados pelas empresas de turismo de Jaguaré e dos outros municípios. Podem realizar esses roteiros ou outros, com as propriedades que estão prontas para receber. Aí, cabe esse comércio às agências de turismo. Esses roteiros vão ajudar muito, pois, serão os primeiros passeios oficiais, é a inauguração oficial da Rota, que foi trabalhada para trazer empreendedores, para trazer empresas de turismo, de forma estruturada”, destacou a secretária municipal de Turismo, Vera Backer.
A Rota do Conilon
A Rota do Conilon, já criada por lei, é o principal corredor agroturístico do município. A rota reúne propriedades familiares, agroindústrias artesanais e fazendas tradicionais, além de paisagens naturais e lavouras em grande extensão em vales e morros. Os roteiros disponíveis durante a 1ª Feira Internacional do Café Conilon, são:
– Notas Da Terra
Compreende uma imersão nas peculiaridades do interior, quando os visitantes desfrutam de experiências autênticas e culturais. A jornada inclui um café da manhã colonial com apresentação do tradicional grupo de Folia de Reis, seguida da visitação a uma propriedade rural, onde é possível conhecer paisagens naturais e conhecer o processo de produção artesanal de cachaça, em uma imersão nos sabores, saberes e tradições de Jaguaré.
– Sentidos da Memória
Neste roteiro, o turista é convidado a se desconectar da rotina. O visitante mergulha na história viva de Jaguaré com visita à Casa da Memória e se reconecta com a natureza preservada em uma trilha guiada com experiências sensoriais com a Trilha dos 4 Sentidos. Trata-se de uma reconexão com a natureza e consigo mesmo, seguido de almoço caipira em uma típica propriedade do interior.
– Entre Cafés e Correntezas
Aqui o turista vai ter um dia completo de sabores autênticos, paisagens relaxantes e a cultura do café. O visitante é convidado a vivenciar uma leve e saborosa experiência pelo interior, com visitação a uma propriedade de café, contemplação da natureza na charmosa Cachoeira do Bereco e desfrutar de um almoço caipira.
– Do Grão à Xícara
Uma experiência sensorial e cultural no coração de Jaguaré. Neste roteiro, os visitantes acompanham todas as etapas de produção do café conilon especial, do plantio até o momento da degustação. A jornada inclui café da manhã colonial, paradas para contemplação de paisagens naturais e almoço caipira, servido em uma propriedade rural com o sabor autêntico da tradição capixaba.

















































