
Critérios
O Governo do Espírito Santo publicou através da Portaria nº 210-R, medidas qualificadas definidas para o risco muito baixo do Mapa de Gestão de Risco, além de atualizações sobre medidas para enfrentamento da emergência em saúde pública decorrente do novo Coronavírus (Covid-19) referentes à Portaria nº 13-R, de 23 de janeiro de 2021.
As medidas publicadas no Diário Oficial do Estado e estão válidas em todo território capixaba a desde o dia 8 de novembro, quando os municípios, divididos em microrregiões, alcançarem as seguintes metas, definidas pela Portaria nº 211-R:
– 80% da população adulta da Microrregião estiver com o esquema vacinal primário completo contra a Covid-19;
– 90% da população de 12 a 17 anos da Microrregião estiver vacinada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19;
– 90% da população idosa apta da Microrregião estiver vacinada com a dose de reforço contra a Covid-19, sendo avaliado quinzenalmente;
– Todos os municípios da Microrregião tiverem ponto de testagem disponível à população.
Jaguaré
No entanto, nenhuma das microrregiões do estado alcançou a meta até o momento, mas de acordo com a Secretaria de Saúde de Jaguaré, o município está muito próximo de conseguir os índices, pois já alcançou:
– 90% de adolescentes vacinados com a primeira dose;
– 80% de segunda dose em maiores de 18 anos;
– 77% de idosos vacinados com a dose de reforço – índice que ainda precisa ser alcançado para que o município contribua para a qualificação da microrregião como Risco Muito Baixo.
“A gente só falta a dose de reforço nos idosos para a gente alcançar a meta, é importantíssimo que todos procurem atualizar os cartões de vacina. Temos que exaltar o trabalho da equipe de imunização que não está medindo esforços para levar vacina à toda a população de Jaguaré” informou Tânia Pariz, Secretária de Saúde do Município de Jaguaré.
O município está mantendo a média de 30 casos ativos de Covid, e ainda não registrou novos óbitos neste mês de dezembro. (Com informações ASCOM-PMJ)