BRASIL: O levantamento teve como base a pergunta “Como você vai comemorar em 2021?”. As respostas foram: Ficar em casa sem receber visitas (38,1%), Ir para a casa da minha mãe ou sogra (20,7%) e Não decidi ainda (20,1%).
Outro ponto destacado é o de segmentos que os consumidores procuram pelos presentes. Os resultados mostram: vestuário (61,6%), calçados (44%), perfumes (40,3%), bolsas e acessórios (37,6%), beleza e maquiagem (26,5%) e joalheria (26%).
Quer surpreender no Dia das Mães?
Veja ideias para presentear com mimos especiais, pois uma data especial como o Dia das Mães merece atenção na hora de escolher o presente. Mas a missão não costuma ser simples, sobretudo quando as compras precisam ser feitas pela internet.
Invista no estilo dela: sua mãe está sempre atenta às novidades da tecnologia? Adora praticar exercícios físicos? Ou é mais caseira, e não dispensa uma maratona de séries na TV? Para definir o presente ideal, É importante prestar a atenção no estilo de vida da sua mãe: fique atento para as possíveis necessidades e desejos dela.
Aposte no afeto: o segredo para escolher um bom presente é apostar em lembranças com significados. Pense em algo que a faça recordar um momento importante, como uma viagem ou uma conquista. Ou opte por um mimo que represente gostos ou atividades que vocês têm em comum. Frases e mensagens afetivas costumam agradar, e ainda podem ser personalizadas. Quadros, fotos e porta-retratos com imagens que remetam à família também são uma boa pedida para o período.
Praticidade e beleza: Com a pandemia e o tempo em casa, as necessidades também mudaram. Em vez de um sapato de salto, que tal escolher algo que seja mais útil e que faça sentido agora no dia a dia da presenteada? Vale investir, por exemplo, em um conjunto mais quentinho para os dias de home office.
Para além da memória: Mimos que têm como objetivo registrar um momento especial sempre têm apelo para a data. Manuela, por exemplo, já presenteou a mãe com um dia de beleza: ela fez cabelo e maquiagem com um profissional, e depois a dupla gravou um vídeo junto. Outra ideia é investir em uma sessão de fotos seguindo os protocolos, que pode incluir mãe e filhos, avó e netos. Um encontro de gerações eternizado – e, certamente, momentos para guardar na memória e em porta-retratos.
Faça você mesmo: calma, você não precisa ter habilidades manuais para entrar na onda. Se vocês estão passando o período de distanciamento social na mesma casa, que tal cozinhar o prato preferido dela e aproveitarem juntas em um jantar especial? Para quem não está se vendo no isolamento, o momento pode ser via videochamada. Encomende ou prepare um kit com os ingredientes necessários para fazer a refeição e mande para a casa da presenteada. Depois, marquem um horário para cozinhar juntas. Vale, também, preparar em casa o prato preferido dela – o jantar vira pretexto para uma chamada em vídeo com um sabor diferente.
Para relaxar: Quando os protocolos sanitários permitirem, uma alternativa é investir em experiências, indicam as consultoras. Um jantar especial, uma viagem com ela – e que pode ser para um local próximo. Se sua mãe gosta de moda, que tal uma consultoria de estilo ou uma análise de colorimetria? vale lembrar que muitas vezes o que as mães querem é um momento de paz, descanso e relaxamento… proporcionar isso é muito importante.
O que as mães querem (ou não): A resposta é quase unânime: itens para a cozinha como panelas, talheres e eletrodomésticos não são bem-vindos. Greice Nichele, mãe do Gianluca, de quatro anos, diz: “É dia das mães, não dia da casa”.
No fim, vale destacar que nada vai substituir seu carinho e afeto.