BRASÍLIA-ES: O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, declarou que estima que em 2022 já possam ser construídos os primeiros trechos da sonhada Ferrovia FE118- Vitória-RIO. As informações foram repassadas em entrevista com o Deputado Federal Evair de Melo. O primeiro trecho ligará Cariacica a Anchieta tendo como previsão o investimento total de R$ 8 bilhões.
De acordo com o ministro este primeiro trecho deverá ser executado com recursos provenientes da antecipação da concessão da Estrada de Ferro Vitória Minas. “Temos ali um dos dez trechos mais eficientes de ferrovia do mundo. É uma obra de 1904 que possui uma alta rentabilidade. Com as negociações garantimos um reinvestimento de R$ 1 bilhão na ferrovia e outros essenciais para ampliar a malha ferroviária do Estado e para o País”- detalhou.
Para o novo trecho, Cariacica-Anchieta, o atrativo é conectar o complexo industrial de Anchieta ao acesso a ferrovia que traz minério de ferro ao Estado. De lá, uma nova conexão deve ocorrer até o polo produtor de petróleo de Presidente Kenedy.
FE-118
A ferrovia se conectará com a malha concedida à MRS Logística, no município de Nova Iguaçu (RJ) e à Estada de Ferro Vitória-Minas, concedida à Vale, no município de Cariacica (ES). Interligará ainda os terminais portuários do Porto Central em Presidente Kennedy (Espírito Santo), o Porto do Açu e o Distrito Industrial de São João da Barra (situados no norte do estado do Rio de Janeiro), além do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (COMPERJ), em Itaboraí.
O projeto foi orçado em R$ 7,6 bilhões prevê a construção de 577 quilômetros de trilhos, com seis túneis, 171 viadutos rodoviários, 130 pontes ferroviárias, 117 passagens inferiores e 60 passagens de pedestres.
R$ 10 bilhões em investimentos em Ferrovias de São Paulo
O ministro da Infraestrutura também confirmou que a malha ferroviária paulista deve receber investimentos da ordem de R$ 10 bilhões nos próximos anos. Em entrevista nas redes sociais, o ministro informou ao deputado federal Evair de Melo, que a antecipação dos modelos de concessão, em novos moldes, permite que os valores a serem pagos pela empresa sejam totalmente investidos na estrutura na mala, o que garante competitividade de recursos.
O ministro explicou que modelo paulista foi o primeiro e o considerou mais complexo. Detalhou que novo modelo o Governo estima os valores pagos pela concessão são revertidos no mesmo objeto da concessão. “Assim garantimos a atratividade dos ativos. Os investidores sabem que tudo que investirem terá retorno e ao final temos a devolução do patrimônio à União de algo nos moldes no mercado”.
Pela informações, além da manutenção e modernização da malha ferroviária, a nova concessão prevê a intervenção em mais de 40 cidades, com a geração média de 10 mil empregos.
Pandemia
O ministro da Infraestrutura detalhou ao deputado estadual, Evair de Melo, as ações da pasta em tempos de Pandemia. Ressaltou, que mesmo silencioso, os esforços foram descomunais e altamente eficientes. “Estamos falando de estados e municípios que preocupados com sua população queiram fechar tudo. Mas de que adianta supermercado aberto se não tiver produtos. No diálogo conseguimos manter caminhoneiros circulando. Não houve desabastecimento e ainda conseguimos fazer o transporte da maior safra de grãos já produzida neste País. Forma mais de 250 milhões de toneladas. Fora isso, em apenas três meses já aplicamos R$ 3 bilhões em recuperação de estradas. Isso tudo em plena Pandemia e com toda a segurança”- comentou.