ES: Diversas entidades se reuniram nesta quarta-feira, 19-02, para discutir a adequação do EIA-RIMA para o licenciamento ambiental do Centro Portuário São Mateus (CPSM), o empreendimento da Petrocity Portos a ser implantado em Urussuquara, São Mateus. O encontro aconteceu apedido do Deputado Estadual Freitas e reuniu o diretor-presidente do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Alaimar Fiuza, juntamente com os técnicos do Iema Elias Alberto Morgan e Maria Sepulcri Salaroli.
“Solicitei ao Iema uma agenda técnica e específica no sentido de viabilizar oportunidade de adequação aos estudos de impacto ambiental do porto da Petrocity para São Mateus, um empreendimento fundamental para o desenvolvimento de todo o Norte do Espírito Santo, com abrangência em Minas Gerais e no estado da Bahia”, destacou Freitas.
Ainda participaram desta agenda o diretor-presidente da Petrocity, José Roberto Barbosa da Silva, o diretor técnico do CTA – Serviços em Meio Ambiente, Alessandro Trazzi, que assessora a Petrocity nos Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) no processo de licenciamento junto ao Iema.
O Centro Portuário São Mateus (Petrocity) tem investimentos estimados em R$ 3,1 bilhões, com previsão de gerar 2.500 empregos diretos na fase de implantação e mais 2.500 diretos e indiretos na fase de operação.