Os artesãos de Jaguaré estão em festa! O dia 19 de março é dedicado a esse profissional tão importante por levar o talento e a cultura jaguarense para o Estado, o Brasil e o mundo.
A Prefeitura Municipal Jaguaré, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, cumprimenta esses profissionais que contribuem com a movimentação da economia, buscando fontes extras de renda através de muita criatividade.
O artesanato é produzido por famílias em suas casas e associações e, apesar de todas as dificuldades, resistem à todas as dificuldades. Hoje Jaguaré tem uma política de valorização do artesão. A atual Administração, com o objetivo de desenvolvimento global do município, adotou em seu projeto administrativo, a valorização do artesão.
Por isso os artesãos poderão contar com um espaço para exposição e comercialização de suas artes, a Casa do Artesão, que em breve será anunciada. Para a Administração Municipal o Artesanato, além de representar um meio de expressão e preservação da cultura local, é elemento de impulsionamento econômico, posto que é fonte de renda e manutenção de famílias.
História
No Município de Jaguaré, a divulgação do trabalho do artesão começou no ano de 2001 quando a Secretaria de Cultura (quando ainda Departamento de Cultura, da Secretaria Municipal de Educação) abriu as inscrições e cadastrou as pessoas que desenvolviam algum tipo de arte ou que possuíam habilidades no campo da música, dança, literatura e outros.
Desta forma foi possível fazer um levantamento dos artistas existentes no município. O resultado surpreendeu e foi apreciado pela comunidade através das exposições, vendas dos produtos e apresentações no Projeto Talentos na Praça, hoje chamado de Sexta Cultural, que busca resgatar, valorizar e divulgar a produção artística do município.
Após o período da pandemia, os trabalhos estão sendo retomados gradativamente. Hoje, jaguaré conta com um grupo de cerca de 30 a 40 artesãos que desenvolvem diferentes artes como bordados, pinturas, crochê, bolsas, bonecas e outros, em suas residências.