

O município de Jaguaré será palco, neste fim de semana, de um dos maiores eventos de capoeira do Estado: o 4º Batizado, Troca de Cordas e Formatura de Mestre de Capoeira. O encontro contará com a presença de capoeiristas do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia.
O evento acontece nos dias 25 e 26 de outubro, no Centro de Convivência Marcelina Cocco, no Bairro Seac. No sábado, a partir das 17h, o município receberá cerca de 150 visitantes.
O mestre estressado Ciane, será a primeira pessoa nesses 45 anos de Jaguaré a se formar no município. Para alcançar o título de Mestre, o capoeirista deve ter, no mínimo, 45 anos de idade e 25 anos de prática comprovada. Além disso, é fundamental que ele tenha permanecido ativo na capoeira durante todo esse período, contribuindo com trabalhos, ensinamentos e atividades ligadas à arte.
No domingo o evento começa a partir das 8h30, com a presença de aproximadamente 70 crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, do Centro de Referência de Assistência Social – Cras de Boa Vista e Seac. Nesses dois dias de evento, os capoeiristas irão apresentar diversos movimentos corporais da dança e das artes marciais.
O mestre de Jaguaré, Ciane, conhecido como “Mestre Estressado”, vive a expectativa para o grande dia. O evento representa um marco em sua trajetória, já que ele será o único a receber a formatura no município. “Eu me dediquei por muitos anos para chegar a este momento. Receber o certificado não é apenas ganhar um papel, é o reconhecimento de anos de formação e experiência. Mostrei para milhares de crianças, adolescentes e jovens que a capoeira pode transformar vidas”, afirmou Ciane.













































