JAGUARÉ: A vara de pescar é um instrumento valioso para todo pescador. Como todo equipamento de trabalho, a vara de pescar também precisa de cuidados especiais de manuseio e manutenção. Confira algumas dicas do especialista e Consultor em Pesca Esportiva, Roger Quinquim Tailor de como cuidar melhor de sua vara de pescar.
Lave sua vara de pescar depois de usá-la
Mantenha a vara de pescar limpa. Depois de cada pescaria, lave bem o instrumento com água, sabão e detergente neutro. Lave bem e com muito cuidado, fazendo uso de uma escova para os passadores e a ponteira.
Não use ácidos ou outros abrasivos, que irão destruir sua vara. A limpeza aumenta a eficiência e prolonga a durabilidade.
Guarde e transporte a vara de pescar adequadamente
A vara de pescar é um instrumento muito frágil e não suporta grandes impactos, correndo o risco de trincar ou quebrar. Guarde-a sempre na posição vertical, em suportes adequados; não deixe encostadas à parede, pois acabarão entortando.
Não ande com a ponta da vara voltada para cima. Na hora de transportar, coloque-a em tubos também na posição vertical. Os tubos evitam os choques e impactos, preservando a integridade da vara de pescar. Os mais indicados são os tubos de PVC que permitem a amarração do feixe de varas em seu interior.
Cuidados com a ferrugem
O ar e a maresia podem provocar a oxidação dos materiais da vara de pescar. Se os passadores sofrerem oxidação, use uma esponja fina de aço para retirar a ferrugem.
Evite problemas na pintura da haste
Se a pintura da haste (blanck) estiver sem brilho, poderá realçá-lo usando polidor automotivo líquido. Caso a pintura precise de reparos maiores, devido a riscos e desgastes, remova a tinta fazendo uso de uma lixa d’água (nº 400, de preferência); em seguida, pinte a haste com tinta spray para carros.
Para evitar que os passadores e a ponteira sofram a ação da tinta, você poderá protegê-los com fita crepe.
Fique atento a problemas com o cabo
O cabo da vara de pescar, feito de cortiça ou EVA, devido ao contato contínuo com o suor das mãos, acaba ficando liso demais. Nesse caso, lave-o com água, sabão e esponja simples, de uso doméstico. Poderá usar também lixa d’água nº 400.
Se possível, use luvas quando for pescar, isso evita a acumulação do suor da pele no cabo da vara de pescar. Outro problema é o ressecamento do cabo, que torna a pegada mais difícil. Para resolver esse inconveniente, passe vaselina líquida até que ele readquira maciez.
Não envergue a vara de pescar demais
Ao envergar a vara de pescar, respeite o seu limite. Ela deve ser envergada uniformemente, evitando aplicar mais força a uma parte do que a outra. Para que a vara de pescar não envergue demais, faça uso da fricção do molinete ou da carretilha.
Cuidados na hora da pesca
Evite balançar a vara de pescar quando a linha estiver tensionada. Não use força demais quando estiver fisgando. Esses erros podem ocasionar a quebra da haste. Se a linha estiver enroscada, não encoste a ponta da vara de pescar na isca.
O que achou das dicas? Já toma esses cuidados com a sua vara de pescar? Lembre-se de tratá-la bem, o que aumentará a sua durabilidade! O uso adequado do instrumento evita que ele se danifique ou quebre! Valorize a sua vara e pesque mais! Comente! Compartilhe suas opiniões e sugestões com outros leitores!