JAGUARÉ: Os vereadores da Câmara Municipal de Jaguaré acompanham nesta segunda-feira o início do Ano Letivo 2021 nas unidades de ensino do Município. As aulas deste início de ano iniciam de maneira remota – sem alunos nas escolas, modalidade que durará o durante o mês de fevereiro, período de avaliação da possibilidade de implantação das aulas presenciais.
O presidente da Câmara de Vereadores de Jaguaré, Jean Costalonga, relata que há duas semanas os vereadores tem percorrido diversas escolas do Município para conhecimento da realidade de cada unidade e ensino. O que foi visto será encaminhado à Secretaria Municipal de Educação para a adoção das medidas necessárias. Destaca que em muitas unidades a estrutura física compromete o retorno presencial, demandando esforços urgentes da Prefeitura de Jaguaré para que o ambiente realmente esteja preparado para o retorno físico dos alunos.
“Primeiro, como professor, quero parabenizar cada profissional da educação que está se empenhando para o início do Ano Letivo de 2021. Neste momento são comuns sentimentos de medo, ansiedade e dúvidas. Mas são maiores os sentimentos de esperança, transformação e superação. Cada um que está retornando às aulas, trabalhadores, alunos ou famílias, todos temos um único sentimento de que não podemos desanimar e de que vamos vencer isso juntos.” – argumentou.
O vereador, Professor Tininha lembra que as atividades letivas retornam na modalidade remota, mas que fevereiro será definitivo. Ressalta ainda que tem acompanhado as discursões sobre o retorno às aulas presenciais e que confia que todo o processo está sendo conduzido com responsabilidade e em observância às recomendações das secretarias Estadual e Municipal de Saúde. “São muitos sentimentos. São idas e vindas. Mas sabemos que precisamos pensar no retorno das crianças à sala de aula. Como fazer isso? Temos que construir isso juntos. Escolas, poder público, vereadores e famílias. Não há nada pronto, portanto temos que construir juntos e com responsabilidade” – ponderou.
Vale cita que neste mês de Fevereiro o ensino acontecerá na modalidade remota. As atividades serão encaminhadas em grupos de watzap(criados pelas escolas), por e-mail ou deverão ser retiradas nas unidades ensino onde o estudante está matriculado.
Escolas Estaduais
As escolas pertencentes a Rede Estadual de Ensino retornaram às aulas na quinta-feira. O sistema adotado varia em cada situação. Primeiro a família precisa assinar na escola o termo de que concorda com o retorno do estudante às aulas presenciais.
As famílias que não aceitarem o retorno presencial devem se comprometer em acompanhar o estudante na realização de atividades remotas.
As famílias que aceitarem o retorno às aulas presenciais devem seguir todos os protocolos de segurança. Se houver muitos alunos que desejam retornar, as aula acontecerão no sistema hibrido – uma semana na escola uma semana em casa. Se forem poucos estudantes que retornarem ao presencial, existe a possibilidade das aulas acontecerem normalmente todos os dias.