JAGUARÉ: Ao se celebrar o Dia dos Pais neste domingo, 08.08, uma das melhores formas de homenagem é se lembrar dos inúmeros ensinamentos e exemplos deixados. Foram ensinamentos morais, educativos, religiosos permeando os vários aspectos formativos de nossas vidas. Quantos não são os casos daqueles que seguem até mesmo as profissões e ofícios dos pais.
Se vasculharmos nossas memórias, veremos que realmente somos muito daquilo que já cantou Elis Regina, de que “ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais’… o que é muito orgulhoso.
E com este orgulho, de aprendizado e de tradição viva, que a cada safra de jabuticaba se renovam os estoques e a História da Família e dos Vinhos Sossai.
Hoje todo o processo de produção é tocado pelo produtor Domingos Sávio Sossai, que ama a produção de vinhos e arte em madeira.
Conta que logo da chegada em Jaguaré, seu pai José Sossai, com todo o apoio de sua mãe Ilia Falcheto Sossai, além de todo o trabalho de desbravamento, fizeram um grande plantio de jabuticabeiras. “E para surpresa tudo vingou e a produção de jabuticaba ficou muito grande e muita sobra”.
Relembra que por ocasião do casamento de sua irmã o pai foi ao Sul do Estado convidar os familiares, onde conheceu o processo de fabricação de vinhos de jabuticaba. “Isso foi em 1967 e com orgulho até hoje mantemos esta produção”.
Sávio Sossai ainda lembra que falar dos Vinhos Sossai realmente é lembrar de nos momentos de família. “Lembro de meu pai, que a cada refeição tinha seu copo de vinho. Então temos aqui algo que mantém toda uma memória da família unida e viva. E claro, sinto orgulho e dizer que esta tradição já tem tudo para se manter vida nas próximas gerações”- avaliou.
Vinhos Sossai
Para quem não conhece, vale destacar que o vinho de jabuticaba tem seu auge de produção nas safras de março e setembro. Todo o processo é natural e artesanal, sem adição de conservantes. Assim, o produto final possui características únicas e que vale a experiência.
“É um sabor único e que cada produção nos surpreende. Temos uma safra que neste momento se tornou frisante. Isso tudo em um processo natural. É uma experiência diferente em cada garrafa”.
A produção e comercialização é feito mesmo local, na Av. 09 de Agosto, na saída para o trevo de Fátima.