ES: O secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, o subsecretário de Estado de Integridade Governamental e Empresarial, Marcelo Altoé, e a equipe da Unidade de Integridade: Suzzane Barcellos e Guilherme Machado.
A Secretaria de Controle e Transparência (Secont) publicou, nesta quinta-feira (11), o seu Plano de Integridade, que estabelece diretrizes e ações para o fortalecimento do combate à corrupção e o fomento aos valores da integridade, da ética, da transparência pública, do controle social e do interesse público no âmbito da Secont.
O Plano de Integridade está disponível para consulta e download no site da Secont (https://secont.es.gov.br/programa-de-integridade-secont) e será apresentado à sociedade, nesta sexta-feira (12), quando será realizado o 1º Seminário Estadual de Promoção da Integridade Pública.
O evento – promovido pela Secont na véspera do Dia Estadual de Combate à Corrupção (13 de março) – será virtual, com transmissão pelo canal da Secont no YouTube (https://bit.ly/YouTubeSecont), das 10h às 12h. Além do Plano de Integridade, o Seminário marcará o lançamento do Integridade para Todos, repositório digital que reunirá guias orientativos, checklists e modelos de documentos elaborados de forma a fomentar a promoção da cultura da integridade no âmbito do Poder Executivo Estadual.
O Plano de Integridade foi concebido e elaborado de acordo com as características peculiares da Secont, estabelecendo medidas de integridade e proteção a partir da identificação e avaliação dos riscos em cada um dos setores da instituição. “A construção do Plano de Integridade reforça as boas práticas de governança. A integridade passa pela gestão de riscos em todas as áreas e deve ser preocupação de todo gestor”, ressalta o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata.
Segundo a coordenadora da Unidade de Integridade da Secont, Suzzane Barcellos Damazio, com o seu Plano de Integridade, a Secont dá mais um passo na direção de sistematizar e fortalecer uma atuação que valoriza a ética, a eficiência e a obediência às disposições normativas
Além de ações para prevenir, detectar e corrigir os riscos à integridade identificados, o documento prevê ações de divulgação, monitoramento e treinamento dos servidores, com o objetivo de promover a cultura da ética e da boa governança no órgão.
“O Plano de Integridade é uma construção coletiva que se apoia na interação e engajamento dos indivíduos em defesa dos valores da ética e da cidadania”, afirma o auditor do Estado Guilherme Machado, da Unidade de Integridade da Secont.