JAGUARÉ: O Espírito Santo tem destaque expressivo na produção de café no cenário nacional, sendo o maior produtor de café conilon do país e responsável por quase 75% da produção nacional, o que contribui com 35% do PIB Agrícola. O município de Jaguaré é um dos maiores produtores de café conilon do estado, por isso, se destaca dentro do cenário estadual e nacional, carregando em seu brasão e em seus moradores, o orgulho de ter base agrícola na cafeicultura.
O município em parceria com órgãos ligados ao setor produtivo como Sindicato Rural de Jaguaré, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jaguaré, Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo, e demais parceiros na execução deste projeto, compartilham otimismo já que o objetivo é o de sensibilizar os produtores e outros operadores da cadeia do café no contexto municipal, estadual e nacional sobre as oportunidades de negócios que podem surgir da diferenciação de café de qualidade.
De acordo com o prefeito, Marcos Antônio Guerra, “o concurso tem a meta de alcançar a profissionalização dos produtores na pós colheita do café, para capacitar as propriedades produtoras em encontrar, avaliar e produzir café de qualidade. Ainda, estimular o desenvolvimento do município no âmbito de atrair novos compradores e também de gerar novos negócios que queiram transformar a matéria prima do café em produto final no próprio município”, destaca Marcos.
O concurso
O regulamento do concurso será apresentado durante o evento e os produtores participantes serão orientados para não terem dúvidas de como preparar suas amostras para fazer a entrega nos postos de Coleta, nas datas e prazos descritos no mesmo. A avaliação e classificação serão realizadas pela comissão julgadora dentro da Unidade de referência, utilizando a metodologia de análise sensorial do CQI (Coffee Quality Institute), selecionando as 10 primeiras amostras de maior nota e depois premiando as 5 melhores amostras.
Estarão aptos a participar do Concurso, todos os produtores (maiores de 18 anos) de café Conilon (Coffea canephora) que tenham sua área de produção localizada no município de Jaguaré. Visando premiar, reconhecer e incentivar os produtores de café conilon (Coffea canephora) de qualidade na Região de Jaguaré à redução de perda e agregação de valor à produção. Gerando qualidade de vida no campo e possibilitando a conquista de um mercado diferenciado para esse café.
Cronograma:
Lançamento do Concurso: 24 de Março de 2022;
Inscrições e entrega das amostras: 01/06/22 à 29/06/22;
Locais de Inscrição e entrega das amostras: Sindicato Rural de Jaguaré, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jaguaré e Escritório INCAPER Jaguaré.
Dias de Campo: 07 de abril de 2022;
Encerramento das Inscrições: 17h do dia 29 de Junho de 2022;
Análise das amostras: 01/07/22;
Cerimônia de premiação: 17h – 02 de Julho de 2022 (Feira do Produtor Rural). Fotos em anexo