: A agilidade, transparência e eficiência na gestão, principalmente relacionada às questões financeiras e tributárias, devem estar entre as prioridades de investimento do setor público. Para contribuir na melhoria desses serviços, prestados à população, o município de Viana, na Grande Vitória, contratou recursos junto ao Programa Bandes de Investimento nos municípios do Espírito Santo (Procidades).
O contrato, assinado nesta sexta-feira (31), entre o município e o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), garante o investimento de R$ 5 milhões em um projeto de modernização da arrecadação tributária por meio de georreferenciamento. O projeto engloba serviços de tecnologia de informações geográficas que funcionem como ferramenta para a melhoria da gestão e o aumento da arrecadação tributária.
Para o diretor-presidente do Bandes, Maurício Cézar Duque, o apoio a projetos de infraestrutura e modernização dos municípios compõem o conjunto de projetos em que o banco pretende atuar. “O Procidades é uma das alternativas criadas pelo Bandes para acelerar o desenvolvimento regional. Viana está investindo nas melhores práticas da administração pública moderna e integrada, possibilitando o aumento da arrecadação tributária e a integração dessa com as estruturas financeira e administrativa, além de economia de recursos”, resumiu.
Já o prefeito de Viana, Gilson Daniel, destacou as melhoria que o financiamento traz. “A assinatura deste contrato e dessa ordem de serviço do georreferenciamento, pra Viana, é de suma importância. Com esse trabalho, vamos conseguir dar celeridade ao nosso processo de regularização fundiária e avançar por toda a cidade, além de conseguirmos melhorar a questão da eficiência tributária, gerando mais renda para Viana. Estamos muito felizes”, disse.
Viana é o segundo município que formaliza o financiamento via Bandes. Em dezembro do último ano, Pancas contratou recursos destinados à melhora na eficiência energética, investindo na modernização da iluminação pública do município, por meio da substituição das lâmpadas convencionais pelo sistema de LED. A despesa com iluminação pública é um dos principais custos fixos das gestões municipais.
Procidades
As linhas de crédito do Procidades são direcionadas especificamente aos gestores públicos municipais que querem investir e modernizar a infraestrutura dos serviços oferecidos à população. O programa abriu financiamento às prefeituras para investimento em obras, compra de máquinas, equipamentos, tecnologias de informação e veículos, por exemplo.
As linhas disponíveis poderão financiar projetos de construção, reforma e ampliação de edificações municipais; mobilidade e drenagem urbana; eficiência energética; aquisição de máquinas rodoviárias; caminhões e equipamentos para pavimentação; tratamento de água, esgoto e de resíduos sólidos.