MARILÂNDIA: O final da tarde desta quarta-feira, 28.10, foi de surpresa para os moradores das comunidades do Norte e Nordeste do Município de Marilândia. Por volta das 16:30 estas comunidades foram atingidas por uma chuva de granizo que durou aproximadamente 10 minutos. Não há informação de danos às residências mas os relatos são que lavouras foram bem atingidas.
De acordo com o chefe da Fazenda Experimental de Marilândia, o engenheiro agrônomo Marcone Comércio, a chuva de granizo não chegou a atingir a Fazenda Experimental, e se concentrou em comunidades ao Norte, de região mais alta. Citou que os relatos são de que a chuva durou aproximadamente dez minutos em comunidades como São Judas e São Pedro.
“Não temos relatos de feridos ou danos à residências, mas sabemos que nestas situações climáticas as culturas agrícolas sempre são bastante afetadas. Vamos acompanhar e orientar nossos produtores rurais neste momento” – reforçou o engenheiro agrônomo.
O coordenador de meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Hugo Ramos, afirmou que a previsão é de tempo instável no Espírito Santo nos próximos dias. “A previsão de chuva de granizo era principalmente nas regiões Sul e Serrana, mas isso não descarta que viesse a acontecer também nas regiões Norte e Noroeste. A instabilidade deve durar por mais alguns dias, por causa da atuação de um canal de umidade”, explicou Ramos.
Entenda a chuva de granizo
Granizo é um tipo de chuva caracterizada pela precipitação de pedras de gelo em formato esférico. Portanto, diferente da chuva, em que a água se encontra em estado líquido, nesse caso, a água está em estado sólido.
Porque Chove Granizo? Diferente das precipitações comuns de água, o granizo é formado acima das nuvens onde a temperatura é muito baixa. Portanto, essa água é solidificada e precipita em forma de granizo.
Ele é constituído a partir de nuvens específicas denominadas de “cumulonimbus” que se formam principalmente nos trópicos.
Os granizos variam de tamanho sendo que costumam ter entre 0,5 e 5 centímetros de diâmetro. Há casos em que elas são maiores e chegam a pesar até 0,5 quilos. Se a pedra de granizo for maior que 5 centímetros ela é chamada de “saraiva”.
Muitas vezes o granizo pode ser tão intenso e acompanhado por ventos fortes. Há casos em que as pedras são muito grandes e podem danificar objetos, como carros, ou até machucar pessoas. Portanto, quando estiver chovendo granizo, é importante permanecer num local coberto.
Além disso, eles podem comprometer plantações e ainda, atingir animais que estejam em espaços descobertos. Isso pode afetar diretamente a economia do local atingido.
As chuvas de granizo não costumam durar muito tempo, ou seja, elas acontecem em 50 minutos no máximo, contudo, podem trazer diversos estragos.
Vale citar que o maior granizo que foi registrado na história precipitou em Vivian, Dakota do Sul, Estados Unidos. Ele caiu em julho de 2010 e possuía um tamanho de 20 centímetros e pesava 880 gramas.
Em 17.09.93 boa parte da Grande Vitória foi atingida por uma forte chuva de granizo, que danificou centenas de residências e veículos.