JAGUARÉ-VALÉRIO: Ação de ‘populares’ pode comprometer as obras de restauro e contenção realizadas na ponte sobre o Rio Barra Seca, na ES-230, na divisa dos Municípios de Jaguaré e Vila Valério. No final de semana foram retiradas as barreiras de contenção que estavam no local sem a devida permissão das autoridades. Na última semana o Setor de Engenharia do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens – DER realizou as últimas concretagens no local e solicitou que a ponte continuasse interditada por mais alguns dias a fim de se garantir a integridade e dos serviços.
De acordo com informações de engenheiros do DER que acompanham os serviços ‘o tempo de cura é essencial para se garantir a integridade dos serviços’. Há casos, na obra local, que foram utilizadas dezenas de ‘estacas’ de concreto para construção das cabeceiras das pontes. A solicitação foi que a população aguardasse até esta terça-feira, 20.04.2021, para uma inspeção e possível liberação da ponte para tráfego.
“Infelizmente no domingo pela manhã fomos surpreendidos com fotografias de tráfego na ponte. Isso nos entristece muito. Não entendemos por que alguém retiraria barreiras instaladas pelo Governo? E olha que estamos falando que foi usado trator para o serviço, pelo volume te terra que interditava a cabeceira das pontes. Agora tem que aguardar e torcer para que esta ação imprudente, inconsequente e irresponsável não comprometa os serviços realizados e represente em uma interdição novamente.” Comentou um dos moradores locais nas redes sociais, ressaltando o empenho dos vereadores e prefeitos de Jaguaré e Vila Valério, bem como de Deputados Estaduais e do DER, na obra de restauro da ponte. “Por fim, torço para que Deus nos abençoe e dê tudo certo pela liberação; e se não acontecer, que os responsáveis pela não liberação não seja a comunidade ou os políticos mas dois ou três inconsequentes que fizeram a ação de forma consciente e planejada, imagino” – finaliza a nota.
Manutenção da Ponte
As obras de recuperação da ponte que liga os dois Municípios pela ES-230, sobre o Rio Barra Seca, foi realizada de forma urgente e acelerada. As equipes do DER – Departamento Estadual de Estradas e Rodagens estiveram trabalhando nas últimas semanas para a liberação da ponte.
No final de 2020, devido à fortes chuvas, a cabeceira da ponte começou a desmoronar. Em fevereiro deste ano a situação se agravou e a ponte foi totalmente interditada. Imediatamente a Comissão pelo Asfaltamento da ES-230, que liga os municípios de Jaguaré e Vila Valério, buscou apoio e vários entes se mobiliaram e iniciaram os reparos da ponte.
Na ação, o DER entrou com a empresa de engenharia para a obra estrutural e as prefeituras de Jaguaré e Vila Valério se comprometeram em manter os acessos ao desvio transitáveis.